14 de janeiro de 2009

UM FILME PARA PESSOAS COM A SUA IDADE

Quanto mais velho você vai ficando, mais dá importância a coisas sem importância. Por exemplo, a quantidade de gordura trans presente numa bola de sorvete ou a real probabilidade de se ganhar na loteria. O espetáculo do crescimento de cabelos brancos na própria cabeça, então, nem se fala.

Ainda bem que existe o cinema para nos salvar. Principalmente quando você consegue assistir a um belo filme que trata justamente da velhice e de como a gente enche ela de coisas sem importância.

É disso que trata "O Curioso Caso de Benjamim Button". A história de um sujeito que nasce com 80 anos e vai ficando mais moço, até se transformar no Brad Pitt. Assim ele retrata, de uma só vez, dois sonhos do homem moderno: não envelhecer e ser o Brad Pitt.

Diante do impossível restam as lições que fábulas como essa ensinam pra gente. Uma é de que a vida segue o mesmo curso, esteja você envelhecendo ou rejuvenescendo e por isso, deveríamos nos preocupar menos com o passar do tempo, e mais em preenche-lo de uma maneira memorável: com sonhos, descobertas, desafios, e é claro, amor.

Tem uma segunda lição, sobre os nossos preconceitos e de como tratamos pesoas que são diferentes daquilo que definimos como normais, mas nada se compara à terceira lição: a de que só mesmo um filme extraordinário pode compensar o desrespeito a algo sumariamente importante, como a quantidade de sal que andam colocando naqueles baldes de pipoca.



Um comentário:

Mulher de 30 disse...

Amei a estréia do Homem de 30 !! Foi exatamente por isso (pela forma como pensa e escreve) que ele está aqui e eu me orgulho tanto de ter topado.