20 de janeiro de 2009

"Lost in translation" : curiosidade frustrada

Não resisiti à curiosidade e loquei o filme Encontros e Desencontros.

Na verdade, o diálogo comentado no blog relationship tem outro sentido quando analsiada no contexto da cena. Bem menos profundo, por sinal...

Quanto à alusão feita pela "figura" que mencionei, nada mais que uma menção quase partidária para justificar suas próprias puladas de cerca !!

O filme é lento, tem poucos diáogos , mas mostra Tóquio bem parecida com o mundo ocidental e casais que se formam e depois percebem que não têm muito em comum, mas se mantem juntos mesmo assim.

Engraçado é quando o personagem principal diz que ainda é adolescente no casamento, aprendeu muita coisa, mas ainda tropeça.

Triste uma mulher inteligente que esquece tanto de si mesma, como a personagem feminina principal, que passa noites e dias sem nada fazer porque seguiu viagem acompanhando o marido a trabalho.

Mais triste ainda ver que em certas ocasiões não importa tanto a distãncia física, mas a distância emocional que afasta as pessoas.

E mais: a carência e confusão emocional podem ser o ponto de partida para um encontro aparentemente improvável. "A ocasião faz o ladrão!"

No fim, o filme só não é uma total catástrofe pela inteligência e sensibilidade de alguns poucos diálogos (fala-se pouco no filme), a expressão entendiada de Bill Murray e uma pouca filosofia nascida da madrugada.

Nenhum comentário: