17 de novembro de 2009

Pensar menos; existir mais.

Eu penso demais e quase o tempo todo. Daí, vem minha ansiedade, ás vezes sutil, às vezes notória, às vezes angustiante.

Penso muito sobre a vida, o futuro, a conduta das pessoas comigo e sobre minhas condutas comigo e com as pessoas.

O que eu descobri pensando tanto ? (risos) Que não resolve muita coisa pensar muito sobre um problema, um sonho ou alguém. No máximo, entramos em ciclos de pensamentos viciosos ou num gerador de suposições (a "espiral da maluqice", nas palavras de uma amiga.).

Importa mesmo é viver, agir, manifestar um pensamento.

Pensar é bom até o limite em que não atrapalhe o agir. Pensar é bom, se está voltado á ação, á solução ou elaboração racional de uma experiência. Pensar é indispensável, mas não pode ser a única coisa que se faz.
Pensar simplesmente, não é viver. Pensar é estático demais, solitário demais e pode ser sofrido demais também. Nunca será dispensável ou inútil, mas nunca será o bastante ou a única coisa a se fazer.
Os budistas baseiam muito de sua filosofia no momento presente e ensinam que não s epode viver ontem ou amanhã, ams apenas hoje.
Por isso, às vezes é preciso parar de pensar, vestir um certo colorido e ir pra rua, VIVER sem pensar em nada...tornar-se parte do AGORA !

Este conselho é pra mim mesma, mas pode ser que sirva pra você também.

Nenhum comentário: