27 de janeiro de 2010

Um dia de modelo para uma mulher comum...

Que me joguem na cara toda a minha vontade de ser profunda e toda a minha subjetividade, mas ser mulherzinha é essencial...risos.
Se nascemos sob a regência do feminino e já que isso nos traz alguns percalços bem complicados. e por vezes imutáveis, é preciso tirar o máximo proveito das vantagens que isso também traz.
Aliás, ser mulher, como tudo na vida, tem suas venturas e desventuras.
Sábado foi o dia de saborear uma das melhores partes: diversão mulherzinha de alto luxo !!!

Quando, aos 16 anos, eu iria imagina que a minha melhor amiga de colégio viria a me fotografar profissionalmente no futuro ? NUNCA!!! A gente nem pensava nisso naquela época... bem verdade que eu já era apaixonada por fotografia e viciada em fotos desde aqueles tempos, assim como ela já era cheia de idéias criativas, mas daí a imaginar o que aconteceu...

Passei dias ansiosa pelo encontro com a lente de Maria Fernanda Schurman (guardem esse nome). Ansiosa a ponto de ter pensado em desistir...Mesmo sabendo que não conseguiria me expor satisfatoriamente para a lente de mais ninguém; mesmo tendo compartilhado com ela muitas alegrias e tristezas dessa vida; mesmo tendo muitas vezes dividido com ela conversas de vigília; mesmo que ela conheça 90% dos meus complexos e saiba muitas das minhas subjetividades, ainda assim essa exposição me deu medo.

Do medo, veio a ansiedade e a parte lúdica de imaginar as cenas, as roupas, sapato etc... Foi tanta imaginação que quando cheguei ao estúdio parecia que tinha ido de mudança...risos.

Durante a sesão, obviamente por não ser modelo e mais obviamente aida por gostar de estar atrás da lente, eu estava meio tensa...mas não é que minha fotógrafa tá danadinha ?? risos. Ela soube explorar minha imaginação, trazer meu lado lúdico e sexy pra fora e, mesmo sem saber como ficaram as imagens, me senti muito bem comigo, me diverti MUITO e achei a experiência de posar pra Nanda muito gratificante e enriquecedora do ponto de vista emocional. Vai muito além de qualquer hipótese de narcisismo ou futilidade: foi terapêutico e enriquecedor. Eu cheguei ao estúdio pensando no que me incomoda no meu corpo e saí d elá curtindo o que me agrada !! Para alguém crítica e perfeccionista como eu isso é um bilhete premiado !!

Sou extremamente grata pela experiência e pelo encorajamento que Nanda me deu a partircipar disso. Eu que já tinha declinado 03 vezes emme submeter a sessões de fotos, mal posso esperar pela próxima e quero que seja com ela, obviamente. E mais : toda amiga que estiver meio pra baixo, se sentindo mal consigo mesma ou encucada com o próprio corpo ou com a imagem ou sexualidade, vai ganhar  de mim não o conselho de ir direto pra uma terapia ou pora academia , mas para o salão e para o estúdio de Nanda. Depois sim, ela pensa em outras opções, se precisar...

O que muitas vezes nós mulheres precisamos apenas nos olhar com gentileza e dar atenção ao que temos de melhor, mas que não foi notado nem por nós, nem por uma outra pessoa, então alguém especial conduz o nosso olhar de forma gentil sobre nós mesmas. Foi isso que Nanda Schurman fez por mim naquele sábado !!

Depois da sessão, ela voltou a ser apenas a minha amiga dos tempos de colégio, eu tirei os cílios postiços, troquei a roupa, calcei a rasteira e fomos brindar à noss amizade quejá nos conduziu pelo mais diversos e inusitados caminhos ao longo nos anos sem que nunca deixássemos de nos gostar.

Aguardem notícias depois de ver as fotos porque eu sinto que a emoção desse dia não parou por aqui.

Nenhum comentário: