11 de janeiro de 2010

Cada um por si : precisa ser assim ?

Hoje em dia, a despeito de existir amor ou amizade, foi flexibilizada a solidariedade e cumplicidade que acompanhavam esses sentimentos. Hoje em dia, a regra geral é cada um por si e sinceramente não vale a pena ser diferente, a não ser que seja algo mais forte do que sua racionalidade, algo completamente instintivo.

Confesso que tenho vergonha de me reconhecer egoísta ou egocêntrica. Não que não tenha meus momentos,; eu os tenho e devem ser mais numerosos do que eu percebo, mas a questão é : eu não acho isso bom, nem correto, nem saudável. Meu coração não se conforma com isso, nem em mim, nem nos outros.

Pode parecer clichê ou piegas e até autopromoção, mas eu não me sinto à vontade com uma atitude egoísta. Em alguns momentos, reconheço, mostra-se necessário e altamente justo ser egoísta, mas mesmo assim , se me dou conta, não me sinto bem.

Não tenho a ilusão torturante de agradar a todos ou de ser alguma Madre Teresa. Muito longe disso. O que digo é que existe, sim, uma diferença entre ser egoísta e não notar ou notando não se importar e até se vangloriar e cometer atos egoístas sem se dar conta e não aprová-los.

O egoísmo pode trazer benefícios, eu sei, mas traz via de regra muito sofrimento e afasta as pessoas, pois na medida emq ue olho apenas para mim e para meus interesses me torno cega para tudo mais; deixo de enxergar o outro.

E sabe o que acho pior ? é que quanto mais amamos alguém, mais egooistas agimos junto a essa pessoa e mais á vontade nos sentimos para pedir simplesmente perdão.

Por isso: aqui, publicamente, peço desculpas por todos os atos egoístas que cometi, especialmente com as pessoas que mais amo. Sei que o tempo não volta e não há borrracha, mas meu reconhecimento e incômodo podem (quem sabe ?!) dar algum alento ao que eu não posso consertar.

Por fim, no meu mundo, os que amo não precisam pensar que é sempre "cada um por si" ; eu ficarei muito feliz em provar o contrário disso.

Nenhum comentário: