14 de abril de 2009

** Manias **

Não adianta. A idade vem acompanhada de manias. Mania de mascar chiclete, mania de tomar vitaminas, mania de dormir tarde com a tv ligada, mania de acordar cedo, mania de escrever sozinha, mania de ficar só, mania de se manter acompanhada... manias !
E o que são manias ?

Dentre as várias definições do dicionário Houaiss as que melhor se aplicam ao tema diz:
Mania. • substantivo feminino; hábito extravagante; prática repetitiva; costume esquisito, peculiar; excentricidade / fixação repetida /alvo desse gosto ou fixação / costume nocivo, prejudicial; vício.

Já o Michaelis diz o seguinte:
Desordem mental caracterizada por grande atividade psicomotora, excitação, exaltação e instabilidade da atenção / Modo excêntrico de pensar /Extravagância /Esquisitice, excentricidade / Mau costume /Desejo imoderado e caracterizado por teimosia / O alvo desse desejo.

Se nem mesmo os dicionários são plenamente concordantes, não terei a arrogãncia de querer sê-lo, mas vou tentar falar a respeito.

Manias, sob meu ponto de vista, são hábitos repetitivos que incorporamos ao nosso comportamento ou modo de pensar ao longo dos anos e vivência.

Essas manias, quando nos relacionamos com outras pessoas, podem ser algo determinante sobre a permanência do outro em nossas vidas (e nós na dele), assim como, algumas vezes, influenciam a escolha de pessoas das quais nos aproximamos.

Acredito que se levamos nossas manias muito a sério, como se fossem princípios e valores (que não são) acabamos por limitar a possibilidade de interargir com o mundo e com as pessoas.

E se esse "levar a sério" se torna exagerado, a mania pode ser considerada um vício nocivo, um transtorno obssessivo-compulsivo (eu acho) e pode necessitar de intervenção terapêutica para não virar doença ou trazer problemas mais graves.

Manias são um entrave ou um laço no início de uma relação a dois. Se coincidem ou encaixam, aproximam. Se divergem, atrapalham ou afastam. O que fazer para equalizar ? Não sei se existe fórmula para isso. Acredito que cada casal que deu certo encontrou seu jeito, mas duas coisas eu acho que ajudam: respeito mútuo e não levar tão a sério as próprias manias. Afinal, do jeito que vieram, podem ir embora ou serem transformadas.

TUDO DEPENDE DA VONTADE DE FAZER DAR CERTO E DO QUE VALE MAIS A PENA: UMA SOLIDÃO CHEIA DE MANIAS OU UMA RELAÇÃO COM HÁBITOS INDIVIDUAIS QUE NÃO FEREM NEM MALTRATAM NINGUÉM...

Não deixemos que as manias atrapalhem o amor, a amizade, o trabalho, enfim, a vida !!!

Nenhum comentário: