9 de abril de 2009

"Ele não está TÃO afim de você !"

Assisti ao filme Ele não está tão afim de você , baseado em livro homônimo, e amei !!

As histórias de amor, exceto a dos personagens de Ben Affleck e Jennifer Aniston, não são nada de muito especial ou comovente, mas a essência do filme é ótima !! Inclusive porque põe em perspectiva questionamentos e comportamentos femininos e masculinos.

Uma das questões que o roteiro traz à tona é a "programação subliminar" feita durante a educação feminina, que nos faz crescer com a idéia fixa de que é preciso viver um grande amor e nos faz procurar desculpas bem esfarrapadas para insistir em algumas tentativas notoriamente vãs.

Muitas vezes, o que deveríamos ter dito a nós mesmas era apenas: ele não está tão afim de mim (seja tanto quanto eu gostaria ou tanto quanto eu preciso ou tanto quanto eu mereço) e encerrar o assunto. E é oq ue deveríamos dizer, sem problemas, a uma amiga que esteja numa situação similar, mas não... vivemos insistindo em erros, em furadas, em caras que não dão o tratamento que merecemos, não têm os mesmos valores que temos ou dão importância diferente às coisas e gestos.

ELE NÃO ESTÁ AFIM DE VOCÊ. Pronto !! Isso termina com o quase, com o talvez e com o se; termina também com a espera, com a perda de tempo e energia inúteis. Isso põe a fila pra andar !!

E se ele não está afim, outro vai estar, em algum momento, desde que você não fique marcando passo com o carra errado, e errado é o cara que não está afim, que não lhe trata direito, não sabe lhe valorizar ou que é emocionalmente tóxico a você.

Pode sair do lado do telefone, pode aceitar aquele convite da amiga para ir dançar, pode agendar auqela viagem do verão e comprar até o bloco do carnaval: ele não está afim.


Pode parar de se achar errada ou de montar estratagemos aburdos: ele simplesmente não tá afim. isso não tem necessariamente relação com a sua personalidade, seu corpo ou seu cabelo. Ele apenas não está afim.

Sei que parece simplista demais falar assim, mas na verdade a coisa é bem mais simples do que nós mulheres gostaríamos ou costumamos enxergar. Tendemos a florear , romantizar ou dramatizar as coisas, para dar mais importância às nossas experiências do que eleas realmente têm ou para dar mais cor aos nossos dias.

Um comentário:

Homem de 30 disse...

E o filme ainda tem a Scarlet Johansson em uma lingerie vermelha que é qualquer coisa...