20 de março de 2009

Era uma vez...final feliz.

O problema dos contos de fadas é que começam com "era uma vez" (menos grave) e terminam com "final feliz".
Quase nada da vida acontece apenas uma vez. Claro que temos as estréias em tudo, mas o tempo todo estamos estreando. Por exemplo: o primeiríssimo beijo costuma ser um episódio marcante, mas outros primeiros beijos virão e poderão ser tão ou mais marcantes. Que delícia beijar alguém pela primeira vez e descobrir um beijo tão gostoso que faz vc esquecer, mesmo que por pouco tempo, todos os outros beijos que já deu ??
Acho o primeiro beijo em alguém até mais especial que a primeira transa. O primeiro beijo entre duas pessoas é que dá indícios das possibilidades da relação.
Voltando ao tema, era uma vez dá a impressão de que coisas como romances lindos e romãnticos são bons e não podem se repetir...quem disse que uma raio não pode cair 2 vezes no mesmo lugar ??!!
Depois de uma infinidade de acontecimentos entre mocinho e mocinha até que, enfim, posam ficar juntos, vem o tal "final feliz"... PÁRA TUDO : que final ?? quando ficam juntos é somente o começo !! Muitas coisas acontecem dali pra frente.
Tudo bem: não se pode explicar uma relção a dois num conto de fadas, mas tb não precisavam manter essa história de final feliz.. poderia ser " e foram fazer uma outra história" , por exemplo.
Em geral, esses tradicionais contos de fadas com príncipes e princesas são contados desde cedo às meninas e acabam fortalecendo a idéia de que toda mulher é uma princesa e deve procurar um príncipe e quando encontras tudo estará resolvido. Na vida real a coisa não é bem assim.
Ok, ok...são histórias antigas, do tempo em que homens e mulheres viviam em circunstãncias sociais totalmente diferentes. Está na hora de repaginar as tradições.
Sore o assunto, estou à procura de "Era uma vez", obra de Livia Garcial Rosa, da editora Companhia das letras.

Nenhum comentário: