17 de maio de 2010

O que é empatia ?

"A palavra empatia origina-se do termo grego empátheia, que significa entrar no sentimento."

"Segundo Robert Sardello, precisamos passar por três fases distintas para desenvolver a empatia. O primeiro aspecto dessa atividade consiste em voltarmos conscientemente a nossa atenção para uma outra pessoa em uma atitude de abertura. Estendemos parte de nosso ser para além de seus limites usuais, ficamos interessados na existência e no destino da outra pessoa – mas não por curiosidade, aventura, criticismo, interesse pessoal ou poder."

A Wikipédia, ao apresentar o conceito, cita Carl Rogers:

O estado de empatia, ou de entendimento empático, consiste em perceber corretamente o marco de referência interno do outro com os significados e componentes emocionais que contém, como se fosse a outra pessoa, porém sem perder nunca essa condição de “como se”. A empatia implica, por exemplo, sentir a dor ou o prazer do outro como ele o sente e perceber suas causas como ele a percebe, porém sem perder nunca de vista que se trata da dor ou do prazer do outro.
Se esta condição de “como se” está ausente, nos encontramos diante de um caso de identificação.

Trouxe o conceito ao blog para que os poucos leitores reflitam a respeito e eu possa depois escrever sobre essa qualidade tão pouco cultivada hoje em dia.

Nenhum comentário: