28 de setembro de 2009

"Amantes" (filme)

Ontem assisti ao filme "Amantes", que, ressalvado algum engano, tem como título original "Two Lovers".
Eu havia lido a sinopse e, talvez por isso, me decepcionei, apesar das atuações razoáveis de Joaquim Phoenix e Isabella Rosselini (que pode até ter a idade, mas não tem a aparência para ser a mãe do personagem principal).

A sinopse dizia tratar-se de um filme sobre um homem em dúvida pq se apaixona, ao mesmo tempo, por uma mulher apresentada por seus pais e uma vizinha misteriosa.Não há esse tipo de dúvida no filme !!

Na verdade, o filme é sobre um bipolar com tendência suicida que s envolve com duas mulheres, mas se apaixona apenas por uma delas. E o alvo de sua paixão é amante de um homem casado.
Não vou dizer como desenrola o filme, mas a sinopse é MUITO equivocada.
A bipolaridade ou as tendências suicidas do personagem são temas secundários que se fazem presnetes apenas pelas preocupações e vigilância da mãe, sempre com medo de que o filho volte a tentar - Rosselini cumpre bem o papel.

O filme fala de escolher e ser escolhido e dos riscos de ser o amante ou a amante. O personagem de Phoenix torna-se amante e tem uma amante. A personagem de Gwyneth Paltrow não tem muito de misterioso pq seu suposto mistério é fácild e deuzir na 2ª. cena em que ela aparece.

O que é melhor ? Escolher ou ser escolhido ?

Ser aquele que alguém escolheu e ser amada por esse alguém ? Ou escolher - ser aquele que ama?

Mesmo que essas escolhas de que falo não sejam voluntárias, existem. Em um par, um escolheu aproximar-se. Um escolheu conquistar. O outro adere ou não á escolha e aí sim realiza uma nova escolha: ser objeto desse amor e deixar-se amar ou recusar e seguir a vida.
Aceitar a escolha de alguém, aderir á uma proposta e apostar é também uma escolha, claro, mas é diferente.

A resposta a essa questão varia ao longo da vida. Depende do momento. Todavia, nem todos têm a oportunidade de viver ambas situações. Alguns nunca escolheram, outros não sabem o que é ser escolhido.

Escolher é mais arriscado, mais desafiador, mais ativo.
Ser escolhido parece mais fácil, mais seguro, há menos risco de rejeição.


Qual a sua opção neste momento ?

Nenhum comentário: