20 de setembro de 2009

O QUE AS PESSOAS TÊM DE VOCÊ ?? ( ao som de "Meu sonho"- Paralamas)

Tem uma frase de alguém notável que diz: "cada um tem de mim exatamente aquilo que cativou !". Isso me soa sensato, equilibrado, inteligente, saudável, exato. Apesar disso, não sou assim.


Se essa frase fosse minha, seria algo como cada um tem de mim o que tenho para dar; o que em mim desperta. E nessa medida, muitas vezes desmedida, dou mais do que recebo, até mais do que foi pretendido por quem recebe.(Em algumas raras ocasiões acontece de dar menos, tb.). É burro, insensato, complicado, mas é generoso. Meu coração é burramente generoso.
Na verdade, não conheço bem os meio-termos. Conheço o despertar de sentimentos que me levam a ser 100%... 100% amiga, 100% amante, 100% tia, 100% cúmplice !! Não um 100 absoluto, mas o meu 100%.
E com o tempo, decepções, freios, travas, ajustes, frustrações ou de acordo com o mentos, esse porcentual muda. Meu coração se fecha, retrai...mas sempre fico triste quando isso acontece. Gosto de estar a 100% pro lado positivo em relação a alguém.
Até prova em contrário, procuro doar o que tenho de melhor, o que tiver à disposição.


Generosidade neste sentido não quer dizer cegueira. Enxergo os tropeços, riscos e até exageros do meu coração, mas fazer o que ? Primeiro precisei parar de me recriminar por ser assim. Parei de me achar idiota apenas porque não recebia o mesmo que dava. Precisei aprender a me respeitar, a admirar essa minha capacidade. Porque muitas vezes me magoei, preciso buscar o equilíbrio, aprender com a vida e tentar me adaptar às situações à medida em que surgem, mas não posso me violentar, me forçar a ser diferente. A vida mostra o caminho do equilíbrio, muitas vezes pelas decepções.


É nessa parte que entra outra máxima de algum notável da física (salvo, engano: Newton), que neste caso eu aplico pela metade: "a toda ação corresponde uma reação." (a intensidade e o sentido variam, pois os seres humanos são quase insucestíveis de enquadramento.)


A TODOS QUE AINDA GUARDAM EM SI GENEROSIDADE E CAPACIDADE PARA SE DOAREM ANTES DE RECEBER ALGO, EU DESEJO DO FUNDO DO CORAÇÃO: fé, esperança, coragem e sorte !!!

Nenhum comentário: