28 de setembro de 2009
"Amantes" (filme)
Eu havia lido a sinopse e, talvez por isso, me decepcionei, apesar das atuações razoáveis de Joaquim Phoenix e Isabella Rosselini (que pode até ter a idade, mas não tem a aparência para ser a mãe do personagem principal).
A sinopse dizia tratar-se de um filme sobre um homem em dúvida pq se apaixona, ao mesmo tempo, por uma mulher apresentada por seus pais e uma vizinha misteriosa.Não há esse tipo de dúvida no filme !!
Na verdade, o filme é sobre um bipolar com tendência suicida que s envolve com duas mulheres, mas se apaixona apenas por uma delas. E o alvo de sua paixão é amante de um homem casado.
Não vou dizer como desenrola o filme, mas a sinopse é MUITO equivocada.
A bipolaridade ou as tendências suicidas do personagem são temas secundários que se fazem presnetes apenas pelas preocupações e vigilância da mãe, sempre com medo de que o filho volte a tentar - Rosselini cumpre bem o papel.
O filme fala de escolher e ser escolhido e dos riscos de ser o amante ou a amante. O personagem de Phoenix torna-se amante e tem uma amante. A personagem de Gwyneth Paltrow não tem muito de misterioso pq seu suposto mistério é fácild e deuzir na 2ª. cena em que ela aparece.
O que é melhor ? Escolher ou ser escolhido ?
Ser aquele que alguém escolheu e ser amada por esse alguém ? Ou escolher - ser aquele que ama?
Mesmo que essas escolhas de que falo não sejam voluntárias, existem. Em um par, um escolheu aproximar-se. Um escolheu conquistar. O outro adere ou não á escolha e aí sim realiza uma nova escolha: ser objeto desse amor e deixar-se amar ou recusar e seguir a vida.
Aceitar a escolha de alguém, aderir á uma proposta e apostar é também uma escolha, claro, mas é diferente.
A resposta a essa questão varia ao longo da vida. Depende do momento. Todavia, nem todos têm a oportunidade de viver ambas situações. Alguns nunca escolheram, outros não sabem o que é ser escolhido.
Escolher é mais arriscado, mais desafiador, mais ativo.
Ser escolhido parece mais fácil, mais seguro, há menos risco de rejeição.
Qual a sua opção neste momento ?
22 de setembro de 2009
Minha cidade é linda demais...
20 de setembro de 2009
O QUE AS PESSOAS TÊM DE VOCÊ ?? ( ao som de "Meu sonho"- Paralamas)
Se essa frase fosse minha, seria algo como cada um tem de mim o que tenho para dar; o que em mim desperta. E nessa medida, muitas vezes desmedida, dou mais do que recebo, até mais do que foi pretendido por quem recebe.(Em algumas raras ocasiões acontece de dar menos, tb.). É burro, insensato, complicado, mas é generoso. Meu coração é burramente generoso.
Na verdade, não conheço bem os meio-termos. Conheço o despertar de sentimentos que me levam a ser 100%... 100% amiga, 100% amante, 100% tia, 100% cúmplice !! Não um 100 absoluto, mas o meu 100%.
E com o tempo, decepções, freios, travas, ajustes, frustrações ou de acordo com o mentos, esse porcentual muda. Meu coração se fecha, retrai...mas sempre fico triste quando isso acontece. Gosto de estar a 100% pro lado positivo em relação a alguém.
Até prova em contrário, procuro doar o que tenho de melhor, o que tiver à disposição.
Generosidade neste sentido não quer dizer cegueira. Enxergo os tropeços, riscos e até exageros do meu coração, mas fazer o que ? Primeiro precisei parar de me recriminar por ser assim. Parei de me achar idiota apenas porque não recebia o mesmo que dava. Precisei aprender a me respeitar, a admirar essa minha capacidade. Porque muitas vezes me magoei, preciso buscar o equilíbrio, aprender com a vida e tentar me adaptar às situações à medida em que surgem, mas não posso me violentar, me forçar a ser diferente. A vida mostra o caminho do equilíbrio, muitas vezes pelas decepções.
É nessa parte que entra outra máxima de algum notável da física (salvo, engano: Newton), que neste caso eu aplico pela metade: "a toda ação corresponde uma reação." (a intensidade e o sentido variam, pois os seres humanos são quase insucestíveis de enquadramento.)
A TODOS QUE AINDA GUARDAM EM SI GENEROSIDADE E CAPACIDADE PARA SE DOAREM ANTES DE RECEBER ALGO, EU DESEJO DO FUNDO DO CORAÇÃO: fé, esperança, coragem e sorte !!!
15 de setembro de 2009
Encantada não, porque encanto passa.
Pensando bem, se um alguém é encantador e encanta, haverá do outro lado alguém encantado. Mas essa "encantado" é diferente, esse a gente aceita...risos
Bom mesmo, é ser "normal" e ser interessante !! Sem precisar criar uma névoa de encantamento ao redor ou criar estratégias para despertar interesse no outro. Simplesmente ser.
Michaelis
encantado
• adj (part de encantar)
Vítima de encantamento.
Enlevado, muito satisfeito.
Michaelis
encantador
• adj (encantar+dor2) Que encanta; belíssimo, esplêndido. sm
Aquele que faz encantamentos; mágico.
Aquele ou aquilo que encanta ou seduz.

