9 de novembro de 2009

"Eu quero a sorte de um amor tranquilo."

Todo mundo diz que quer amar.
Quantos estão predispostos de verdade a isso ?

Quantos querem isso de verdade ? Quantos querem olhar a pessoa ao lado, negociar vontades, dividir sonhos, assumir a responsabilidade e a delícia de um amor ??
Amor diverte, ilumina, torna a vida mais leve, mas traz responsabilidades com o amor e com quem se ama.

Não adianta pensar que amar é só fantasia, flores e desejo, mas também não precisa ser complicado.
Às vezes complica e é preciso insistir, mas não dá pra ser complicado o tempo todo porque amor é pra tornar a vida mais fácil...porque quando se ama tudo parece menor, mais simples, dividido.
Quando se tem a segurança de um abraço terno à nossa espera no fim do dia, todo o dia tem outro sentido. De mãos dadas, todo caminho parece florido e todo problema parece menor (exceto os do amor).
E a diferença, a leveza não está nas coisas da vida, pois estas continuam as mesmas, o que muda é nosso jeito de encarar a vida.

Para amar, é preciso coragem, de se abrir, se expor, se entregar; é preciso humor, para não levar pequenas diferenças tão à sério; é preciso entrega, para conquistar confiança; libido, para acender o fogo no corpo de quems e ama; é preciso alguma ousadia, para criar novidades e pintar sonhos; é preciso sonhos, para estimular caminho; é preciso caminhar juntos, na mesma direção, com o olhar para o mesmo ponto...são duas pessoas, mas um só caminho e muita vontade de ficar juntos.

Problemas virão e é dos momentos felizes que virão a força e a certeza necessárias para persistir e insistir nos momentos difíceis, onde vc lembrará que não são UM, porque ninguém é metade...
Eh, ninguém é metade. A mídia, os contos de fadas, até livros de auto-ajuda falam de alma gêmea, blá, blá, blá, mas essa história de "metade de laranja" não existe.
Todo mundo nasce inteiro e só, mas tudo é muito melhor com um amor...quase tudo é possível sozinho, mas é melhor compartilhado com alguém especial para gente.

A gente precisa querer amar e, depois de amar e conquistar, querer esse alguém amado por perto, mas querer todo dia, pois amor não é algo estanque, estático que se exaure na conquista do 'eu te amo'. Amor é algo dinâmico e por isso não tem compromisso com a eternidade, embora seja muitas vezes a nossa úncia certeza na vida.

E se você já amou e foi amado(a) pelo menos uma vez na vida, então sabe exatamente do que estou falando...mesmo que seja só uma lembrança.

Desejo que essa lembrança não lhe baste, não lhe tenha saciado a alma e que essa sede de amor lhe mova a amar de novo, lhe dê coragem para amar de novo e que um novo amor lhe venha encher a alma de vida a qualquer momento.

2 de novembro de 2009

A (frágil) condição humana e paradoxos

Tem dias que tudo que menos se quer é sentir a solidão na carne, à flor da pele e em cada víscera...há dias em que poucas coisas nos tiram dessa imersão na consciência de que somos sós.

Temo mais a solidão que a morte, mas já não tenho mais a mesma facilidade de pedir ajuda. Já não vejo com tranquilidade a circunstância de expor meus sentimentos e minhas fragilidades, menos ainda de mostrar que não dou conta de alguma coisa.

O mundo exige tanto de todos...e eu exijo muito de mim. Me dou com mais facilidade do que reconheço que preciso do outro. Gostaria que o outro fosse opcional e eventual, sem que isso me causasse falta, sem que houvesse momentos de urgência...exercito isso.

Ninguém quer ser só, mas quase ninguém quer a responsabilidade de ser necessário, por isso não precisar é um jeito de manter. O exercício de não precisar muitas vezes nos torna menos tolerantes, menos gregários, menos sociáveis, menos...humanos.

E você ? o que exije de si ? o que quer do outro ?

1 de novembro de 2009

PARTE I - ENCONTRO

Eles se encontraram ao acaso, por assim dizer.
Não, a verdade é que de um certo modo tiveram a chance de se escolherem e o acaso deu um aval importante. Se é que o acaso move encontros...
Conversaram um tantinho, ainda distantes fisicamente (milagres da tecnologia), e trocaram predileções e impressões sobre a vida, antes do impactante encontro de estréia.
Sim, com eles foi impactante desde o primeiro encontro. Não houve fogos de artifício ou efeitos especiais apreciáveis por terceiros, mas mexeu com eles.
Ela estava nervosa; chegou antes e temia não saber o que dizer ou como gesticular. Ela odiava quando getsiculava demais ou de menos.
Ao vê-lo, a imagem real dele não era a da sua mente, mas em pouco tempo esse desencontro de projeções se tornou desimportante.
Ele pareceu enternecido ou embevecido, mas era tão autoconfiante que não deixou transparecer nada que não fossem galantes elogios à aparência dela. Elogios q ela relutava em acatar e, ainda ssim, ele insistia em proferir.
Risos...muitos risos foram soltos no ar. Risos de um colorido realmente primaveril. Eles haviam se encontrado na estação certa, pelo visto.
De repente, o que era pra ser um encontro de estréia, talvez rápido e superficial, parecia um encontro de velhos conhecidos, com um quê de romance no ar... pareciam já se conhecer há tempos, tinham muitas afinidades e a melhor delas é que não se furtavam de falar de coisas profundas e interessantes ; coisas da vida... Empatia de estranhos conhecidos.
Serem conscientes da sua condição humana, seus limites, seus dilemas e suas buscas os aproximou de uma maneira difícil de acontecer em tempos de amizades eventuais e sexo casual.
Ali, naquela mesma, naquele café, abriu-se um portal no tempo X espaço e eles divagaram, riram, confessaram e conversaram sem ver o tempo passar.
Não havia estranheza ou silêncios cortantes, havia afinidade, interação e um quase-flerte.
Pra confirmar que não foi misancene, nem sorte de principiantes, e que havia uma energia, uma química muito forte, naqules instantes, eles se encontraram de novo e se falaram muitas outras vezes.
Foi então que num  desses encontros, depois de muito falarem, rirem e divagarem, já sem o receio de precipitar o toque e sob clima de romance no ar...aconteceu um beijo.
Naquela madrugada de um domingo de lua crescente, um beijo transformou um segundo em vários minutos, onde mais nada existia a não ser eles dois, ali, na rua, naquele abraço, naquele inevitável laço que por algum tempo os unia desconcertantemente.

Não sabiam até onde seguiriam, mas sabiam que aquele beijo, intenso, entregue e demorado foi inevitável... foi romance e luxúria; uma explosão de sentimentos confusos que não lhes parecia fazer falta, mas de repente pareciam tão urgentes.

Sorria vc está na Bahia!

Isso aí é um fim de tarde na minha cidade...coisa linda de se testemunhar...e olha q não era dia ensolarado...

Inquietude, Intuição x Fatos

Se minha intuição não encontra respaldo em fatos, fica difícil pra mim confiar nela...
Meu Deus, como fica mais difícil tolerar e confiar ao longo dos anos...os medos, as experiências nos tornam tão reticentes, cautelosos, alguns até discrentes...
Tento acalmar meus ímpetos institivos, racionalizar, mas não tolero bem não ter meus sentimentos e sensibilidade levados a sério.
Não quero tratores emocionais alimentados pelo egoísmos ou egocentrismo na minha vida. QUERO GENTE !!  mas a  cada dia descubro que não estou disposta a pagar qualquer preço.
Uma noite de insônia às vezes nos ensina muito sobre nós mesmos. Uma noite de insônia na solidão quase nos força a aprender. Se alguns pensam nos debates, é no silência que reflito e aprendo com eles. Durante eu ouço, rebato, interajo...na solidão minha mente inquieta não pára...
Estou sim com dificuldade de confiar, de apostar...não sei bem como lidar com isso porque não acho mais que seja um defeito, mas uma proteção e é aí que mora o perigo de me render à solidão...

Nova onda feminina na MPB - tô curtindo

Caetano falou dela há mais de um ano, mas agora Maria Gadu tá bombando por aí, incluisve no meu Ipod e som do carro.
Uma das preferidas é Encontro, mas adoro tb Shimbalaiê...

Outra que vai bombar a qualquer hora e eu adoro ouvir desde que vi no prêmio Multishow é Ana Cañas.

E por fim, estão na área Céu, Roberta Sá e um tanto de vozes lindas e letras eloquentes dando um refresh na MPB nacional e deixoando uma diversidade interessante.